Arnaldo Benecdito Christianini (1915-1984)


Pastor adventista, jornalista e escritor. Nasceu no dia 2 de março de 1915, em Bariri, SP. Casou-se com Inah e da união conjugal nasceram Paulo Roberto e Vera Helena. Foi batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1952, pelo pastor Itanel Ferraz.

Dentro da Organização Adventista, exerceu as funções de tesoureiro do Educandário Nordestino Adventista (ENA), atual Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (Iaene), tesoureiro da Missão Mineira e redator-chefe da Casa Publicadora Brasileira (CPB), entre os anos de 1973 e 1975. Redigiu artigos para revistas como "O Ministério Adventista", "Nosso Amiguinho", "Mocidade" e "Revista Adventista".

Exerceu outras atividades como professor de Inglês, História e Contabilidade. Foi fundador proprietário do "Jornal Correio de Piraju" e fundador do "Jornal Hoje". Escreveu vários livros, dentre eles "Subtilezas do Erro", "Radiografia do Jeovismo", "O Ídolo da 4ª feira", "Rosa de Sarom (poesias)" e "Migalhas". Também traduziu alguns livros de autoria de Ellen G. White.

Era dotado de muitos outros talentos: poeta, músico, pintor, poliglota, caricaturista e contador, porém o que mais marcou sua vida foi a arte de escrever. Em 1975, jubilou-se por motivos de saúde. Calcula-se que em sua carreira jornalística, iniciada em 1933, tenha produzido mais de oito mil textos em jornais e revistas.

Faleceu no dia 17 de setembro de 1984, aos 69 anos de idade, vítima de enfarte em Campinas, SP.

No Hinário Adventista, o hino "Somos um Pequeno Povo" (nº 505) foi composto por ele (música + melodia), e o hino "Almas Gêmeas" (nº 447), foi escrito por ele (apenas a letra).

No céu um dia, teremos a oportunidade de conhecer o pastor Christianini


Fonte: UNASP (EC)