Frederico Gerling Júnior (1925-2010)


Frederico Gerling Jr. (1925-2010)
Natural de Jaraguá do Sul (SC), Frederico Gerling nasceu em 1925. Muito cedo se mudou para São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais. Além de graduar-se em Pedagogia, com especializações, cursou o Conservatório de Música de São Paulo.

Iniciou sua carreira em São Paulo, como regente de Corais da Secretaria da Educação e Cultura do município paulistano. Foi diretor artístico e regente da Sociedade Lírica de Pernambuco. Foi chefe do setor de ópera do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), onde fundou o Coral Sinfônico do Paraná, sendo posteriormente o Diretor Artístico daquele teatro.

No Rio Grande do Sul fundou o Liceu Riograndense de Artes Líricas e a ALPA- Associação Lírica Porto-alegrense. Através da ALPA realizou diversas montagens independentes de óperas.

Dedicou mais de 35 anos de trabalho pela música ao Rio Grande do Sul, e recebeu o título de Gaúcho Honorário, e a Medalha Simões Lopes Neto, em reconhecimento ao trabalho que desenvolveu em beneficio da promoção cultural no Rio Grande do Sul. Faleceu em 15 de novembro de 2010.

Além de regente foi também compositor. O Hinário Adventista possui dois hinos dele: "Eu Quisera Andar com Cristo" (nº 57), e "Entrega a Deus" (nº 354).

Para conhecer mais sobre Frederico Gerling Júnior, clique aqui.