Guilherme Stein Júnior (1871-1957)


Guilherme Stein Júnior (1871-1957)
Professor, redator, escritor, erudito e primeiro adventista batizado no Brasil. Nasceu no dia 13 de novembro de 1871, em Campinas (SP). Filho de imigrantes suíços e alemães luteranos.

Casou-se com Maria Khähenbühl, em 1892Foi batizado em abril de 1895, pelo pastor Francis F. Westphal no Rio Piracicaba. Começou a guardar o sábado, através da leitura da Bíblia. O mesmo pastor que o batizou seguiu para Indaiatuba, onde realizou o batismo de seu pai, Guilherme Stein, sua mãe e quatro irmãos.

Em Indaiatuba, foi organizada a primeira Escola Sabatina no Brasil. Na Review and Herald de 6 de julho de 1895, escreveu o pastor Westphal: “Em Indaiatuba, uma família começou a guardar o sábado através da literatura. Eu batizei setes famílias [incluindo o filho de Piracicaba] e organizei uma Escola Sabatina [possivelmente a primeira no Brasil].”

No ano seguinte ao seu batismo, ingressou no trabalho adventista, primeiramente como colportor; porém, não havia literatura em português senão um pequeno livro traduzido nos Estados Unidos em mau português, intitulado: "Passos a Cristo" (Caminho a Cristo de Ellen G. White) que posteriormente Guilherme Stein Jr. retraduziu chamando-o de "Vereda de Cristo".

Em 1896, juntamente com sua esposa, foram para Curitiba, onde ele trabalhou como professor no Colégio Internacional, considerada a primeira escola adventista no Brasil. A escola, que começou com apenas seis alunos, alcançou no final de seis meses uma matrícula de 120 alunos.

Em 1900, mudou-se para o Rio de Janeiro, e iniciou ali a publicação da primeira revista missionária no Brasil: "O Arauto da Verdade", da qual foi seu primeiro redator, mantendo as funções de obreiro bíblico e colportor. Em 1912, essa revista passou a se chamar "Sinais dos Tempos"; em 1923, "O Atalaia"; e em 1982 "Decisão".

Do Rio de Janeiro, foi para a Casa Publicadora Brasileira (CPB), onde atuou como redator, tradutor e editor, até sua aposentadoria, em 1918. Dentre os livros escritos por ele, encontram-se: "O Sábado" (que foi o primeiro livro adventista de autor brasileiro); O "Tupi" e "Sucessos Preditos na História Mundial". 

Era um estudioso das línguas. Conhecia cerca de 40, dentre as quais o sumério, o egípcio e numerosas línguas indígenas da América. Foi professor de línguas no Colégio Piracicabano e ali também exerceu a função de conselheiro pastoral.

Faleceu no dia 5 de outubro de 1957, sendo sepultado em Indaiatuba, SP.

Stein foi também o primeiro a traduzir as letras de hinos adventistas para o português. No Hinário Adventista, por exemplo ele traduziu 7 hinos (nºs 5, 172, 331, 365, 366, 381 e 388).

O professor Stein foi responsável pela consolidação dos primeiros passos do adventismo no Brasil. Sem dúvida, seu trabalho e dedicação serão recompensados na Eternidade.  


Fonte: UNAPS (EC)