Hinário Melodias de Vitória (1953)


Escrito por Jetro de Oliveira

Foi em janeiro de 1953 que a Revista Adventista trouxe o pedido de colaboração para a elaboração de um novo hinário para a juventude.  Quem assina como presidente da comissão responsável pelo desenvolvimento deste hinário é Francisco N. Siqueira, dando as seguintes diretrizes para as contribuições:

1. Poesias com base em temas religiosos e juvenis a serem musicadas.

2. Músicas de caráter religioso, às quais se possam adaptar poesias ou poemas próprios à finalidade do hinário.
3. Hinos, melodia e letra, em português ou outra língua de fácil tradução.
4. Sugestões de nomes para o novo hinário.

Além de Francisco N. Siqueira participaram do processo de seleção de hinos, Charles Pierce, Frederico Gerling Jr. e Flávio Garcia.  Foi assim então que em 1955 o 1º. hinário jovem adventista brasileiro nasceu, o Melodias de Vitória. Este hinário contém 225 hinos, com letra e música. Os hinos foram extraídos do antigo Hinário Adventista, traduções de hinários adventistas em inglês e alemão, e de hinários evangélicos, como Cantor Cristão e Salmos e Hinos, assim como alguns hinos de autores brasileiros, uma grande novidade.  

Melodias de Vitória foi publicado pela Casa Publicadora Brasileira, Santo André/SP.  Este hinário possui: índice dos assuntos, índice de títulos e primeiras linhas dos hinos, lista de tradutores e traduções, indicando os nomes dos colaboradores (Isolina A. Waldvogel, Ruth O. Guimarães, S. J. Schwantes, J. N. Siqueira, Luiz Waldvogel, R. A. Butler e Jonas Monteiro), índice por espécie (Congregação, solos, duetos, etc.).



Fonte: UNASP (EC)