História do hino: Rocha Eterna (H.A 195)


Letra: Augustus Montagne Toplady (1740-1778)
Música: Thomas Hastings (1784-1872)
 Título original: Rock of Ages

Augustus Montagne Toplady (1740-1778)/Thomas Hastings (1784-1872)

Augustus Montague Toplady (1740-1778) era uma criança incomum. Seu pai morreu quando ele era muito jovem e por isso ele foi criado por sua mãe. Ele não era muito querido por seus parentes, em parte porque eles não se relacionavam bem com a sua extrema inteligência.

Em uma idade muito jovem, ele mostrou um grande interesse em desenvolver um relacionamento com Deus. Aos 12 anos ele estava pregando sermões, e aos 14 anos começou a escrever hinos. Ele foi ordenado sacerdote anglicano com a idade de 22 anos. Embora alguns pensassem que ele fosse arrogante e obstinado, trechos de seus escritos mostram que ele era um seguidor devoto e humilde de Cristo.

Ao longo de seus curtos 38 anos de vida, o hino “Rocha Eterna” (H.A 195) sem dúvida foi o mais marcante. Toplady era um calvinista convicto, e um adversário muito franco da teologia de John Wesley. Em 1776, dois anos antes de sua morte, ele escreveu um artigo sobre o “Perdão de Deus”. O objetivo desta publicação foi rebater declarações feitas por Wesley. O artigo conclui com o poema: “Rocha Eterna”, um poema que muitos anos mais tarde se encontraria nos mais diversos hinários evangélicos, e até mesmo nas músicas do irmão John Charles Wesley.

Se Deus usou um artigo por objetivo rebater críticas na composição de um hino, é certo que Ele também pode nos usar.  


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Sharefaith
Tradução e texto: Joel Júnior