História do hino: Há Um Dever (H.A 333)


Letra: Daniel C. Roberts (1841-1907) / Dário Pires de Araújo (1937-    )
Música: George William Warren (1828-1902)
Título Original: God of Our Fathers

Daniel C. Roberts (1841-1907) / George W. Warren (1828-1902)

O hino cristão "Há Um Dever", foi escrito em 1876, por Daniel Crane Roberts (letra original em inglês), e ele mesmo nos conta como o escreveu:

"Esse hino foi escrito em 1876, como parte da celebração do centenário de 04 de julho [Declaração da Independência dos EUA], e foi cantado em Brandon, Vermont, ao som da melodia "Russian Hymn". Quando nossa Convenção Geral nomeou uma comissão para revisar o Hinário, eu enviei esse hino, sem meu nome, prometendo enviar o nome caso o hino fosse aceito. Ele foi aceito e impresso anonimamente no relatório da Comissão. Antes de o Hinário ser distribuído ao público, o Dr. Tucker, editor do  Hinário, e o Sr. George William Warren, organista da Igreja de St. Thomas, Nova York, foram nomeados para escolher um hino para o centenário de comemoração da Constituição Norte-Americana. Eles selecionaram "Há Um Dever", até então anônimo, e necessitando de uma música, o Sr. Warren compôs uma melodia nova para ele, a qual foi publicada no novo hinário, e que até hoje é cantada em algumas igrejas protestantes e pentecostais."

Originalmente essa é uma canção de patriotismo, onde o autor fala das dificuldades enfrentadas pelos seus antepassados, e como Deus esteve a todo momento os guiando e protegendo. A música composta por Warren é inconfundível e tem a capacidade de invocar sentimentos nacionalistas.

Curiosidade:  No Brasil, esse canção não foi traduzida, mas sim, feita uma nova letra pelo Prof. Dario Pires Araújo, sendo, portanto, uma letra original do Hinário Adventista do Sétimo Dia. 


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Cyberhymnal e Wikipédia
Tradução e Texto: Hinos Tradicionais