Hinologia da IASD


Escrito por Jetro de Oliveira:


O canto congregacional é uma das principais manifestações pela qual toda a  Igreja ergue sua voz em um único ato de adoração à Deus. Velho e Novo Testamentos estão repletos de exemplos do povo de Deus cantando hinos de louvor e adoração.  No templo do Antigo Israel havia a majestade de um elaborado cerimonial rico em música, tendo os Levitas dedicados exclusivamente para conduzir este serviço.  Mas também no humilde nascimento da Igreja primitiva de Atos houve o canto de hinos, Salmos e canções espirituais que serviram para instruir, encorajar e dar voz a esta comunidade de crentes.  Nas palavras inspiradas de Ellen White aprendemos que “Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração” e que o canto de hinos pode suavizar nossa jornada rumo ao Lar Celestial.

A hinologia dos ASD pioneiros punha bastante ênfase nas doutrinas distinitivas da igreja - o Sábado e o Segundo Advento. A começar em 1849 com Hymns for God's Peculiar People That Keep the Commandments of God and The Faith of Jesus, Tiago White editou cinco hinários e quatro suplementos para seus colegas crentes antes da organização da igreja em 1863. Em acréscimo, sua irmã, Anna White compilou o Hymns for the Youth and Children, em 1854.

Enquanto estes hinários pioneiros eram extraídos de hinários Protestantes, os próprios adventistas escreveram 5% dos hinos que publicaram durante este tempo. Annie R. Smith e Roswell F. Cottrell eram os mais prolíficos compositores Adventistas daquele período.

O primeiro hinário dos ASD contendo música foi o Hymns for Those Who Keep the Commandments of God and the Faith of Jesus, em 1855. A música nos hinários anteriores derivou de três fontes: psalm-tunes, Lowell Mason e sua escola e hinos populares ou white spirituals. Afim à última categoria estavam as melodias populares que os Adventistas substituíram por palavras religiosas. O hino de Urias Smith “Land of Light,” escrito pela melodia Stephen Foster “Swanee River”, apareceu em um suplemento de 1858.

A segunda geração de pioneiros Adventistas, notavelmente, Edson White (filho de Ellen G. White) e seu primo Frank Belden, acrescentaram variedade, se não qualidade à hinologia Adventista. Edson White foi o primeiro a aprender como imprimir caracteres musicais para os hinários. Ele publicou um número de hinários de temperança e Escola Sabatina à vezes colaborando com Belden. Ambos eram compositores, e vários hinos de Belden ainda permanecem na hinologia Adventista. Desde 1886, três volumes dominaram a hinologia adventista. O primeiro foi Hymns and Tunes. Oficialmente intitulado The Seventh-day Adventist Hymn and Tune Book for Use in Divine Worship (O hinário ASD Para Uso no Culto Divino), a coleção foi compilada entre 1884 e 1886 por uma comissão especial da Associação Geral da IASD.

Na virada do século, F. E. Belden publicou Chirst in Song. Este hinário substituiu o Hymns and Tunes, e permaneceu como o mais popular entre os Adventistas até 1941, quando foi publicado o atual Church Hymnal.