História do hino: Sou Feliz com Jesus (H.A 230)


Letra: Horatio Gates Spafford (1829-1888)
Música: Philip Paul Bliss (1838-1876)
 Título original: It Is Well With My Soul

Se Paz, a mais doce, me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer;
Oh, seja o que for, Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus hei de estar.

Horatio Gates Spafford (1829-1888)/Philip Paul Bliss (1838-1876)

Quem houve as maravilhosas palavras citadas acima, muitas vezes não conhece a história de quem a escreveu. Esse lindo hino de conforto, foi escrito num momento extremamente difícil da vida de seu autor, Horatio Gates Spafford (1829-1888).

A década de 1870 proporcionou dois grandes traumas na vida de Spafford. O primeiro foi o grande incêndio de Chicago (outubro de 1871), que o arruinou financeiramente (ele era um grande homem de negócios). Mas a sua provação não findou aí. Pouco depois, durante a travessia do Atlântico, as quatro filhas de Spafford morreram em uma colisão com outro navio. A esposa de Spafford, Anna, sobreviveu e enviou-lhe um bilhete, que dizia: Salva sozinha”. Aquela foi a maior dor de sua vida.

Várias semanas mais tarde, o próprio Horatio Spafford passou perto do local onde suas filhas haviam morrido. O Espírito Santo, então, o inspirou a escrever estas palavras. Elas falam da eterna esperança que todos os crentes possuem, ainda que a dor e a tristeza sejam constantes aqui nesta terra.

É inimaginável a dor que Horatio e sua esposa enfrentaram diante de tais acontecimentos.  O que os consolaram, foi saber que pouco antes da viagem para a Europa, as crianças haviam aceitado a Jesus. Toda vez que passarmos por dificuldades cantemos esse hino, e nos lembremos de que “mesmo em tais provações, em Jesus acharemos força e paz”. A alegria fruirá em nosso coração.

Curiosidade: O nome da melodia do hino (em inglês) é VILLE DU HAVRE; o mesmo nome do navio em que as filhas de Horatio morreram. Ironicamente, Philip Paul Bliss, o criador da música do hino, morreu em um trágico acidente de trem, logo após escrever esta música (saiba mais detalhes sobre sua morte aqui), aos 38 anos.


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Nethymnal
Tradução e texto: Joel Júnior