Jonas Monteiro de Souza (1916-2004)


Jonas Monteiro de Souza é autor de alguns hinos evangélicos brasileiros. Ele possui uma história muito bonita, e gostaria de apresentar-lhes.

"Ele, que nasceu em 1916, chegou com 18 anos para estudar (sem ser chamado). O colégio não tinha vaga para ele, pois todas as vagas já estavam preenchidas. O diretor mandou-o embora, mas Jonas não tinha dinheiro para voltar. Pela fé, ele comprara a passagem para vir, pois tinha certeza de que seria aceito".

"Resolveram dar um trabalho para ele até conseguir o dinheiro para voltar à Bahia. Acontece que ele fez o trabalho tão bem-feito e com tanta garra, que o professor Adolfo pediu ao diretor para aceitá-lo como industriário. Assim ele ganhou o estipêndio. Ao se matricular, fizeram um teste com ele e permitiram que ele começasse no sétimo ano complementar. Ele dominava bem o português e a matemática. Assim, ele concluiu os estudos.

professor Jonas Monteiro, depois de aposentado residiu na cidade de Volta Redonda, RJ. Lecionou depois de aposentado no IASP por algum tempo, e fez o hino oficial da "Associação dos Obreiros Jubilados Adventistas de Hortolândia".

Jonas Monteiro é autor de dois hinos do Hinário Adventista: "A Voz de Jesus" (nº 90) e "Recordação da Infância" (nº 451), além de ser tradutor dos hinos 61 e 559. Ele faleceu em 2004, no entanto, os seus hinos estão aí como recordação. Um dia no céu, poderemos conhecer o irmão Jonas Monteiro. 


Fonte: Ler pra Crer