Daniel Webster Whittle (1840-1901)


Daniel Webster Whittle (1840-1901)
O major Daniel Webster Whittle nasceu no dia 22 de novembro de 1840, em Chic­o­pee Falls, Mass­a­chus­etts.

Whittle atingiu o posto de major na "Guerra civil americana", e pelo resto da vida ficou conhecido como "Major Whittle". Durante a guerra, Whittle perdeu o braço direito, e acabou em um campo de prisioneiros de guerra. Enquanto recuperava seus ferimentos em um Hospital, ele procurou algo para ler, e encontrou um Novo Testamento. 

Apesar daquelas palavras ressoaram em sua mente, ele ainda não estava pronto para aceitar a Cristo. Pouco depois, uma pessoa do hospital o acordou e disse que um jovem prisioneiro de 17 anos estava morrendo e queria alguém para orar com ele. Whittle negou, mas o atendente disse: "Mas eu pensei que você fosse um cristão, eu vi você lendo a Bíblia". Whittle concordou em ir. Ele citou o que aconteceu naqueles momentos:

"Eu fiquei de joelhos e segurei a mão do garoto junto a minha. Em poucas palavras eu pedi a Cristo para lhe perdoar. Eu, então, orei pelo garoto. Ele ficou quieto e apertou minha mão. Enquanto eu orava, ele pediu que lhe falasse das promessas de Deus. Em seguida, ele morreu. mesmo Deus que usou aquele jovem para conduzir-me à salvação, usou-me para atrair a atenção daquele rapaz para que através do sangue precioso de Cristo ele fosse salvo. Espero encontrá-lo no céu”.

Após a guerra, Whittle tornou-se tesoureiro da "Elgin Watch Company", em Chicago, Illinois. Em menos de 10 anos, porém, ele entrou no campo de evangelismo. Durante este período, ele trabalhou com músicos como Philip Paul Bliss e James McGranahan.

Faleceu no dia 04 de março de 1901, em Northfield, Massachusetts, onde também encontra-se sepultado.

É o letrista de 07 hinos, no Hinário Adventista (nºs 136, 159, 210, 259, 347, 370 e 433).


Fonte: Cyberhymnal
Tradução e texto: Joel Júnior