História do hino: Face a Face (H.A 444)


Letra: Carrie Elizabeth Ellis Breck (1855-1934)
Música: Grant Colfax Tullar (1869-1950)
 Título original: Face to Face

Carrie Elizabeth E. Breck (1855-1934)/Grant Colfax Tullar (1869-1950)

Muitas histórias que resultam em hinos cristãos, falam de um Deus que está trabalhando continuamente "por trás das cenas", reunindo pessoas, circunstâncias e bênçãos. Essa é a história de Carrie E. Breck (1855-1934) e Grant Colfax Tullar (1869-1950), e da bela canção que eles criaram: Face a Face (H.A 444).

Durante uma série de reuniões evangelísticas em 1898, vários trabalhadores fiéis e com fome estavam reunidos na casa de um pastor, para realizarem um lanche entre as sessões. Entre a multidão, estava o músico Grant Colfax Tullar.

Como um frasco quase vazio de geleia estava sendo passado ao redor, o pastor e sua esposa, sabendo o quanto Tullar gostava de geleia, entregou-a a ele. Seu convidado agradecido sorriu e disse: “Então, isso é tudo para mim?” Como as palavras que saíram de sua boca naturalmente, Tullar foi inspirado a sentar-se ao piano. Aquelas palavras de gratidão tornaram-se o início de uma bela canção.

Inspirado pelo Espírito Santo, Tullar compôs uma bela melodia para acompanhar as palavras: “Tudo por mim o Salvador sofreu, Ele sangrou e morreu; tudo por mim...” O pastor incentivou Tullar a cantar o hino durante a reunião à noite, mas Tullar sabia que a música não havia sido completada.

No dia seguinte, Tullar recebeu uma carta de Carrie Beck (1855-1934). Uma mãe de cinco filhos pequenos, Beck escrevia poesias, enquanto balançava seus filhos. Ela escreveu mais de 2.000 poemas durante a vida. Beck era surda, mas vários de seus poemas foram musicados. Em sua carta a Tullar, Beck pediu-lhe para compôr uma música para um poema que ela havia escrito recentemente. A métrica e o sentimento do poema se ajustaram perfeitamente à melodia que Tullar tinha escrito na noite anterior. Era a providência divina! Assim, nascia o hino: “Face a Face (H.A 444)”.

Deus havia reunido o escritor e o músico, a letra e a melodia para uma canção destinada a muitos hinários evangélicos, e para trazer muitas bênçãos às nossas vidas. Alguém ainda duvida, o que Deus pode fazer?


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Sharefaith
Tradução e texto: Joel Júnior