História do hino: Tal Qual Estou (H.A 278)


Letra: Charlotte Elliott (1789-1871)
Música: William Batchelder Bradbury (1816-1868)
 Título original: Just As I Am

Charlotte Elliott (1789-1871)/William Batchelder Bradbury (1816-1868)

“Tal Qual Estou” foi escrito em torno do ano de 1835. Ele tornou-se muito popular no século 20, como canção "oficial" das cruzadas de Billy Graham. Muitas almas têm aceitado a Jesus como seu Salvador, através da simplicidade e beleza desta canção. Vejamos como esse lindo hino foi criado:

A poetisa Charlotte Elliott tinha 46 anos quando um homem idoso, César Malan, aproximou-se dela num jantar e perguntou se ela era cristã. Ela se ofendeu com a pergunta, e respondeu que preferia não discutir a questão. O Dr. Malan disse que sentia muito se havia ofendido ela, mas que ele sempre gostava de falar sobre seu Salvador, e que esperava que a jovem senhora algum dia se tornasse uma trabalhadora de Cristo.   

Depois que o homem foi embora, Charlotte não conseguia tirar aquela pergunta de sua mente, ao passo que foi encontrar-se com o homem três semanas depois, e perguntou-lhe como poderia fazer para tornar-se uma cristã. “Venha como você está”, disse o Dr. Malan. Naquela noite, ela aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador. Logo depois, Charlotte Elliott escreveu o hino: “Tal Qual Estou”, baseado em sua experiência pessoal.  Durante o restante de sua vida, Charlotte escreveu 150 hinos.

Deus pode impressionar o coração das pessoas de diversas maneiras. Ele pode nos usar para sermos um canal de bênçãos a outros, assim como fez com o Dr. Malan e Charlotte. O resultado foi uma prolífica hinista, cujos hinos têm tocado o coração de inúmeras pessoas ao redor do mundo, e rapidamente espalhou-se em diversos Hinários Evangélicos e publicações.


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Sharefaith
Tradução e texto: Joel Júnior