História do hino: Graça Excelsa (H.A 208)


Letra: John Newton (1725-1807)
Música: Desconhecido
 Título original: Amazing Grace

John Newton (1725-1807)
O mais popular hino inglês foi escrito por John Newton (1725-1807). Sua mãe morreu quando ele tinha seis anos de idade, e ele se tornou marinheiro juntou com seu pai, aos onze anos. Em pouco tempo, tornou-se capitão de um navio negreiro, abandonando assim a formação religiosa que tivera na infância. Ele se deleitava com a vida dissoluta de um comerciante de escravos, e era conhecido por sua irreverência e crueldade.

Mas numa noite de tempestade, quando seu navio estava  em perigo de naufrágio, e ele corria risco de morte, Newton experimentou uma verdadeira transformação em seu coração. Poderia ter vindo à tona a influência religiosa que sua mãe exerceu enquanto ele ainda era menino- ou poderia ter sido o seu amor por Mary Catlett (uma mulher cristã com quem se casou mais tarde)- ou poderia ter sido a leitura do livro: “Imitação de Cristo” de William Law- ou poderia ter sido o fruto dos três fatores. De qualquer sorte, Newton teve uma experiência de conversão real.

Por algum tempo, Newton continuou em seu navio negreiro, mas ele começou a tratar os escravos e seus companheiros com mais compaixão. Por fim, convencido de que o comércio de escravos era errado, ele deixou o navio e conseguiu um emprego em “terra firme”.

Sentiu, então, o chamado para o ministério, e com quarenta anos foi ordenado pastor de uma igreja em Olney, Inglaterra. Ele dedicou-se ao ministério pelo resto de sua longa vida, mesmo depois de ter perdido a visão.

O hino “Graça Excelsa”, conta a história de vida do próprio Newton. Foi a graça surpreendente de Cristo que o salvou, e esta mesma graça tornou-se o foco de suas pregações. Mas, a “Graça Excelsa” é também a história de cada cristão. É a maravilhosa graça que nos salva, nada mais. Não são as obras de nossas mãos, nem as regalias de nossa riqueza.
                                       
É incrível como Deus amou e salvou John Newton, mas é incrível também como Deus ama e pode salvar qualquer um de nós. Essa graça é tão surpreendente, que às vezes parece difícil de acreditar. Mas acredite, porque é verdade. Louvado seja Deus!

Curiosidade: “Graça Excelsa” foi cantado no funeral do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan (1911-2004).


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Lectionary
Tradução e texto: Joel Júnior