História do hino: Vós Criaturas do Senhor (H.A 15)


Letra: Francisco de Assis (1182-1226)
Música: Desconhecido
 Título original: All Creatures of Our God and King
 
Francisco de Assis (1182-1226)
Seu nome era Giovanni Bernardone, mas ele ficou conhecido apenas como: Francisco de Assis (1182-1226). Filho de um comerciante rico, tinha tudo para seguir os passos de seu pai, mas se rebelou pela busca de dinheiro. Quando jovem, ele teve uma visão que o convenceu a renunciar a riqueza, e passou a viver uma vida humilde e de serviço aos semelhantes.

Francisco de Assis é famoso por muitos motivos, inclusive pelo amor aos animais. Fotos raras dele costumam ter pássaros voando, e animais pequenos junto aos seus pés. A tradição chega a contar que ele parava para pregar um sermão a um bando de pássaros. Ele era grato porque Deus lhe providenciava roupas novas e comida, mesmo sem nunca ter aprendido a semear ou colher. 

O hino: “Vós Criaturas do Senhor (H.A 15)”, é uma consequência direta desse sentimento. É um chamado para que “todas as criaturas de Deus, nosso Rei, levante sua voz, e juntos cantem: Aleluia!”.

Francisco de Assis escreveu este hino perto do fim de sua vida (por volta de 1225). Ele estava muito doente e sofria de cegueira. Próximo ao momento de sua morte, ele foi visitar alguns amigos no mosteiro São Damião. Enquanto estava lá, sentiu a inspiração para compor esse empolgante hino. Ele chama todas as criaturas de Deus (sol, lua, vento, água, frutos, flores, e todos os homens sábios e de bem) para honrar ao nosso Deus cantando: “Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

Curiosidade: Na versão original em inglês (com sete estrofes), Francisco de Assis, em determinado momento do hino, agradece a Deus pela morte, e diz: “Seja bem-vinda minha irmã”. Essa é uma clara evidência de que ele escreveu esse hino num momento de grande sofrimento, e a morte seria apenas um descanso. De fato, isso aconteceu um ano depois, em 1226.

Louvemos a Deus pela vida de tantas pessoas de fé, como Francisco de Assis; que viveu unicamente para servir a Deus e ajudar aos semelhantes. O hino que ele escreveu é uma clara evidência de que viver sem louvar a Deus e sem exaltá-Lo pelas suas maravilhas, não tem o menor sentido. Pensem nisso amigos! Até as próximas histórias de hinos!


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Lectionary
Tradução e texto: Joel Júnior