História do hino: Um Dia Ele Esclarecerá (H.A 264)


Letra: Lydia Shivers Leech (1873-1962)
Música: Adam Geibel (1855-1933)
 Título original: Some Day He’ll Make It Plain

Um dia o Salvador virá;
Um dia Ele esclarecerá;
Então da dor me livrará;
Um dia hei de compreender. 

Adam Geibel (1855-1933)
Não há palavras mais confortadoras para um cristão sincero, do que as citadas acima. É a esperança de que um dia, todo o sofrimento que enfrentamos nesta Terra será esclarecido pelo próprio Jesus. Vejamos como esse hino surgiu:

O ano era 1911. Deitado em sua cama sem conseguir dormir, Adam Geibel (1855-1933) remoía sua dor pessoal e a angústia de sua filha, quando de repente ouviu uma voz dizendo: “Filho, você não entende agora, mas um dia você vai entender! Algum dia tudo vai ser simples”. Ele respondeu: “Sim Senhor, eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade! Eu sei que em algum tempo irei entender”. Aquela era as palavras desesperadas de um pai, que estava pensando no sofrimento de sua filha, que havia perdido o marido numa explosão numa fábrica de aço.

No dia seguinte, Adam criou essa música e uma idéia aproximada das estrofes (com base na experiência da noite anterior). Ele enviou o manuscrito para a Srª Shivers, em sua casa em Nova Jersey, pedindo a ela para editar suas linhas, e adicionar algumas de seu próprio gosto para completar o poema. Foi assim que esse hino nasceu!

Sempre que entoarmos esse louvor nos lembremos dessa promessa maravilhosa, afinal, a palavra de Deus nos afirma que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). 


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: Hymntime
Tradução e texto: Joel Júnior